terça-feira, 29 de maio de 2012

Entrevista - Walter Mariano - Comunidade Linux Indaiatuba e FLISOL Indaiatuba




Eu podia começar esse post assim como normalmente são começadas as entrevistas, apresentando o entrevistado e contando um pouco de seus trabalhos e suas conquistas, mas vou deixar que ele mesmo conte essa história em suas próprias palavras para vocês, então, Senhoras e Senhores, Walter Mariano criador da Comunidade Linux Indaiatuba e Organizador da FLISOL Indaiatuba.

Out of Space: Primeiramente, pra começar com o pé direito, como o mundo Linux surgiu pra você?

: Então o mundo dá muitas voltas, eu sou Tec. de Pré-impressão formado com sólidos conhecimentos em plataformas proprietárias.
Tudo começou em 1999 quando o mercado gráfico estava passando uma fase ruim e resolvi procurar uma outra área de atuação, não lembro exatamente como conheci o Linux, acho que foi através de uma daquelas revistas que tinha um CD de uma distribuição. Mas foi através de um desses CDs que eu comecei a usar o Linux, a partir dai, o interesse só aumentou, estudei vários livros e fiz alguns cursos, um deles pela 4Linux em 2002. No mesmo ano tive sorte de encontrar uma vaga em um provedor de acesso a internet aqui na cidade para trabalhar com roteadores, foi assim que troquei a área gráfica pela de TI e hoje sou Adm Sistemas e Redes Linux.

OoS: Como surgiu a ideia de criar e administrar a Comunidade Linux Indaiatuba?

Foi meio que por acaso, eu já tinha feito uma tentativa no Orkut criando uma comunidade "Fedora Linux Indaiatuba" onde era discutido dúvidas da distribuição Fedora, só que o Orkut não é um lugar pra se fazer coisas sérias.
Passado uns 2 anos eu estava em casa pensando em algo para o meu futuro, o que eu poderia fazer quando estiver velho, sabemos que no Brasil a experiência profissional e um bom nome no mercado pode garantir sua aposentadoria, mas eu não queria mais trabalho, eu queria fazer algo que gosto, queria compartilhar conhecimento e adquirir mais conhecimento, foi ai que pensei...
"Vou criar uma Comunidade Linux aqui na cidade pra compartilhar meus conhecimentos e fazer novas amizades e quem sabe se tornar uma referencia na região", foi ai que surgiu a Comunidade Linux Indaiatuba, hoje graças a Deus somos reconhecidos no Brasil inteiro.

OoS: Como o pessoal que esta lendo esse post pode fazer para contribuir e participar da Comunidade Linux Indaiatuba?

Tem várias formas de ajuda, divulgar nas redes sociais é a principal ajuda, mas matérias, dicas e tutoriais que sejam originais para postar no blog são muito bem vindos. Palestrantes, colaboradores e amigos que tem interesse em acompanhar nossas atividades podem fazer o cadastro em nossa página  e se tornar um membro da comunidade.

OoS: Como surgiu a ideia de fazer um FLISOL em Indaiatuba?

Hummm esse foi interessante, eu fui em um Flisol e vi que os organizadores não tiveram empenho, quero deixar claro que não estou falando mau nem criticando ninguém, eu só achei que o evento poderia ter sido muito mais bacana com um pouco mais de esforço da equipe. Alguns amigos que estavam presentes no evento, de brincadeira falaram pra mim que se fosse eu que tivesse feito seria 10x melhor. Sou um cara muito perfeccionista e sistemático sendo assim eu disse:"Topo o desafio, no próximo ano vou inscrever e organizar um Flisol em Indaiatuba". Alguns meses depois conversando com o Prof. Jaime Ossada da FATEC falei que iria fazer um Flisol em Indaiatuba, então ele disse:"Se você vai fazer, tem que ser aqui na FATEC, te daremos total apoio."
Foi dai que surgiu a parceria Comunidade e FATEC e o evento Flisol na cidade.


OoS: Foi difícil conseguir os apoios necessários para realizá-la?

Em 2011 sim. Foi o primeiro, poucos sabem o que é Software Livre, poucos conhecem Linux e fica aquela desconfiança por parte do patrocinador. Mas com a ajuda de vários amigos que conhecem meu trabalho consegui realizar o evento sem problemas. Em 2012 já foi muito mais fácil. Com a boa organização do primeiro evento os novos patrocinadores se sentiram mais seguros em fazer o investimento. Fica a dica para quem for realizar um evento...
"Faça certo na primeira vez, se vai fazer faça o melhor que for possível, não precisa ser monstruoso, seja simples mas seja o melhor que você pode. Na segunda vez você irá colher os resultados de tudo o que plantou na primeira"


OoS: O evento desse ano foi muito bem falado por todos que eu conheço e que puderam conferir o evento, como foi o evento pra você? Mudaria algo?

Pra mim foi como eu esperava. Ótima divulgação, ótimos colaboradores e palestrantes, principalmente um bom público participante.
Mudar ? Para o próximo ?
Ainda não, não vejo necessidade de mudanças ainda.
Mas neste ano achei que a organização Latino Americana do Flisol deveria ter analisado melhor a data, pois tivemos um feriado prolongado e isso refletiu no público, muitos foram embora mais cedo para viajar, acredito que o público seria muito maior se a data fosse um fim de semana comum.


OoS: Podemos esperar quais novidades para a Comunidade Indaiatuba e para a FLISOL Indaiatuba?

Neste ano temos dois projetos.
O primeiro é organizar um evento em Indaiatuba para entrar no calendário de eventos Linux e SL. Mas ainda é um projeto talvez não seja concluído este ano mas estamos trabalhando para isso.
O segundo é criar cursos básicos de Linux com valores acessíveis na região. Este projeto já está em andamento. Vão ser cursos para pessoas que não sabem o que é Linux, que conhecem mas nunca usaram ou que buscam uma nova alternativa de desktop. Quero aproveitar e deixar um recado...
A Comunidade Linux Indaiatuba trabalha junto de escolas que procuram uma atividade diferenciada para seus alunos, quem tiver interesse em oferecer algo novo é só entrar em contato através do nosso e-mail.


OoS: Pra fechar com chave de ouro também, preciso perguntar, qual a melhor Distro na sua opinião?rs

Heheheh boa...
Eu comecei com Red Hat, utilizei e testei dezenas de distribuições, mas hoje eu tenho preferencia por Fedora, eu uso desde sua primeira versão.
Ubuntu, openSuse, Debian, Mint são ótimas distros também, mas o que me fez ficar com Fedora foi a bagagem que eu já trazia do Red Hat e principalmente o fato de ser um desktop muito poderoso na minha área de trabalho.
Só pra deixar claro, Fedora requer um pouco mais de conhecimento e experiencia em Linux, por esse motivo quando dou aulas ou apresento o Linux para usuários iniciantes eu ofereço a distribuição Ubuntu, mesmo sabendo que quando ele tiver experiência irá migrar para Debian, Fedora ou outra distro com mais poder de trabalho. O importante aqui é ingressar o iniciante no mundo Linux e isso o Ubuntu faz melhor.

Quero deixar um comentário que acho muito importante.

Em 2011 participei da Linux Con Brazil e assisti uma entrevista ao vivo com Linus Torvalds onde uma pergunta me mostrou que estou no caminho certo e ajudou a ter mais vontade de manter o trabalho da comunidade.
Porque as distribuições Linux para desktop não evoluíram como o Android evoluiu nos smartphones ?
A Resposta foi a seguinte...
"Linux é para pessoas que gostam de computadores e não para pessoas que usam computadores. Os smartphones estão ali, é só usar sem necessidade de mudar ou configurar, você compra e usa. Uma distribuição Linux necessita mudanças no comportamento do usuário e muitas vezes este usuário não quer mudanças quer somente usar. Se oferecermos ao usuário um sistema operacional que faça o que ele quer (abrir internet, mensageiros e e-mails) ele vai usar."
Nesta resposta você pode perceber que Linus não quer que ensinemos a programar, compilar ou ficar configurando redes, devemos oferecer acesso e facilidade.
Desde o início a Comunidade Linux Indaiatuba pensa dessa forma, não queremos evangelizar, queremos ensinar da forma mais fácil para que o usuário comum ou sem experiência use da forma que ele achar melhor sem a necessidade de se tornar um profissional em Linux.

Agradeço a oportunidade desta entrevista, e convido a todos a usarem Linux. Grande abraço.
A gente é que tem que agradecer Walter, não só pela incrível FLISOL Indaiatuba, mas também pela Comunidade Linux Indaiatuba(que eu sinceramente já estou cadastrado) e por essa entrevista que foi realmente muito foda. Não sei vocês leitores, mas eu sou usuário e apaixonado por Linux e  estudo sempre que me sobra um tempo pra realmente entrar de cabeça nessa área, então qualquer oportunidade de encontrar um grupo de amigos para conversar sobre isso é sempre uma boa, espero encontrar alguns leitores nas comunidades Linux de sua região!




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More