quinta-feira, 3 de maio de 2012

FLISOL Indaiatuba 2012



O FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre é um evento internacional realizado anualmente e que ocorre de forma simultânea  em diversas cidades da América Latina(e até onde eu ouvi falar em algumas da Europa também), o evento é descentralizado, sendo assim diversas comunidades desenvolvem seu próprio evento de forma voluntária, o objetivo do evento é divulgar a filosofia, o alcance, os avanços e o desenvolvimento do Software Livre para o Público em geral, ajudando assim a desmistificar as lendas que envolvem esse mundo que parece tão distante mas que ao mesmo tempo está tão próximo de nosso dia a dia. O evento costuma ocorrer no 4º sábado de abril. O evento visa não só divulgar, mas como o próprio nome propõe promover a instalação dos softwares para que as pessoas que os conheceram possam utilizá-los em seu dia a dia e acabem por decidir se aquele software supre ou não suas necessidades.

A FLISOL Indaiatuba teve sua "segunda" edição nesse ultimo sábado(dia 28/04/2012) e apesar do feriadão prolongado batendo nas portas o pessoal compareceu em peso para assistir as palestras, esse foi minha primeira FLISOL então não tenho como comparar com outras mas o que eu vou tentar passar nesse artigo é o que eu vi e senti participando do evento. A FLISOL Indaiatuba é organizada pela Comunidade Linux Indaiatuba, com parceria com a FATEC-ID, e acontece na sede da FATEC-ID. O espaço é bom, a única coisa que ao meu ver prejudicou um pouco o evento e que eu sinceramente não acho que seja culpa da organização é o fato de ter muitas pessoas(acredito que alunos de FATECs e ETECs) que por muitas vezes não tinham o "interesse" nas palestras gerando um certo ruido, não prejudicou MUITO as palestras, mas alguns comentários foram bem fora de propósito ou isso ou é que sou um pouco ranzinza quando o assunto é respeito com os palestrantes.

Bom, antes de comentar as palestras tenho que dizer que eu sempre tive um grande interesse pelo mundo GNU/Linux, conheci o sistema na faculdade e desde então venho cada vez mais tentando me envolver com ele, cheguei a fazer um curso e trabalhar um pouco mais de 6 meses com o Debian 6 e atualmente(desde a FLISOL) eu estou com meu notebook rodando Ubuntu 12.04LTS. Como acho que deu pra perceber eu não sou um evangelista e estou mais para usuário do que para sysadmin então minha visão das palestras é como tal. Minha ideia era aproveitar todas as palestras possíveis nessa FLISOL, porém não pude fazer tal coisa, acabei ficando apenas até o meio dia tempo esse em que dediquei quase exclusivamente a assistir as palestras e conversar com algumas pessoas que estavam perto de mim no auditório. 



O evento começou com a palestra "Liberdade não se compra" ministrada por Edson Lima, palestra essa que focou principalmente em explicar as diferenças entre pirataria e Software Livre/Liberdade de Informação, a palestra foi super bem humorada e mostrou muito bem pontos que definem até onde a liberdade de cada um acaba por atrapalhar a liberdade do próximo, eu sinceramente gostei muito da palestra e acho que ela abriu com chave de ouro o evento pois já logo de cara mostrou o que é Software Livre e levantou um debate bem interessante sobre as liberdades e até onde uma informação deve ser livre ou não, acho que isso deu uma base para aquela pessoa que estava ali para conhecer o mundo do Software Livre e para todas as demais palestras do evento. Logos após tivemos a palestra "Distribuições GNU/Linux e seu uso no dia a dia" ministrada por Noellen Samara, que foi uma visão geral sobre a história do GNU/Linux visando já desfazer a impressão de que só programadores/administradores podem utilizar GNU/Linux, gostei bastante dessa palestra que apesar de ser o "feijão com arroz" de todo mundo que começa a usar ou se interessar por Linux, foi importante por ser um evento voltado não só para usuários, mas também para pessoas que estavam ali para conhecer esse mundo, e sinceramente não foi uma palestra massante, pelo contrário foi bem rápida, com explicações concisas e precisas e fatos bem interessantes. 



O ponto alto da minha participação(como visitante) na FLISOL Indaiatuba foi a palestra "openSuse 12, um novo ar nos desktops e servidores" ministrada por Domingos Teruel, eu sinceramente conhecia apenas superficialmente a distro("abreviação" de distribuição, que nada mais é do que o Kernel Linux empacotado com diversos softwares GNU(ou as vezes não só GNU) e "transformadas" em um "SO", explicação fraca, mas...rs) apresentada e tinha um certo "preconceito" com o ambiente KDE(um dos vários ambientes gráficos disponíveis para Linux), essa palestra veio para mostra que o openSuse é uma distro muito bacana para ser usada e estudada e que possui recursos muito bacanas como o OPEN DBS, que é um repositório que "empacota" seu software para várias distros e o Suse Studio, uma ideia bem bacana onde o usuário pode construir sua VM do jeito que quiser e baixá-la para testar o openSuse. Pra mim essa palestra foi especial(e vi muita gente comentando isso também) por que todo mundo conseguiu ver o amor que o palestrante tinha sobre o assunto tratado, ele realmente era apaixonado por aquilo e tentou mostrar que a distro possuía vantagens sem denegrir a imagem de nenhuma outra distro, ele contou sua experiencia com ela e como foi a mesma experiencia com outras distros sem no entanto atacar ou denegrir a mesma, ele simplesmente expôs de coração que o openSuse foi onde ele se sentiu mais em casa e com isso fez com que muita gente(eu incluso) quisesse MESMO testar a distro, fica ai meus parabéns para ele.

Infelizmente na parte de palestras foi isso que eu consegui acompanhar, após essa palestra ouve uma apresentação do projeto Dez% que vale a pena ser conferido, e a distribuição de brindes. Infelizmente não pude acompanhar as palestras da parte da tarde por motivo de viagem, mas tenho certeza que foram tão bacanas quanto as da parte da manhã(apesar de bem mais técnicas), no geral a FLISOL Indaiatuba foi um evento excelente que reuniu muito apaixonados por Software Livre e GNU/Linux e muitos interessados em entrar nesse mundo, tudo isso num ambiente agradável e com uma organização impecável, fica aqui os meus parabéns para a Comunidade Linux Indaiatuba em especial ao Walter Mariano que estava correndo pakas para manter o bom andamento do evento e que terá um espaço aqui no Out of Space para contar um pouco mais da FLISOL Indaiatuba e da Comunidade Linux Indaiatuba, e meus parabéns também a todos os palestrantes que se dispuseram a dividir um pouco de conhecimento com a gente. Se vocês ainda não foram em uma FLISOL, fica aqui a dica, fiquem de olho que iremos divulgar mais eventos sobre tecnologia, principalmente na região de Indaiatuba e no próximo ano não percam a FLISOL. E aguardem por que nossa cobertura da FLISOL ainda não acabou, como dissemos, estamos em contato com o Walter para uma entrevista com a visão dele sobre esse evento. Para conferir mais fotos do evento é só clicar e ser feliz(as fotos do post foram retiradas do Site Oficial da FLISOL Indaiatuba).



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More