terça-feira, 21 de junho de 2011

Resumão E3!


Mas um ano se passa e mais uma E3 se foi e a E3 que um dia, num passado não tão distante, mas que agora na era da internet e do Twitter meios em que a informação navega tão rápido, ser um longiquo passado e exatamente por essa velocidade da internet a alguns anos não vemos mais aquelas novidades absurdamente devastadoras que tinhamos antigamente, tudo acaba vazando bem antes do evento, mas ainda assim a E3 é um símbolo é uma forma de ver as próprias empresas tentarem vender seus jogos e novas plataformas diretamente para os gamers e nesse ano de 2011 isso não foi diferente, por isso eu estou aqui pra fazer um pequeno(tá, não tão pequeno assim ) resumo sobre as conferências das 3 maiores empresas de games atualmente, em ordem de apresentação é claro, então vamos começar por ninguem mais ninguem menos do que:

A gigante americana, a grande empresa do Titio Bill Gates, nossa querida Microsoft(daqui pra frente abreviada como M$) foi a primeira das grandes a subir no palco e ter a chance de nos mostrar o que essa E3 tinha pra dar e o que ela fez? Ela simplesmente fez o que ela criticou durante tanto tempo, usou a maior parte do seu tempo em palco para falar sobre jogos casuais e sobre nossa amado e querido Kinect. Ok, uma coisa deve ser dita aqui, o Kinect é sem dúvida uma inovação, eu diria mais ele é até uma quebra de paradigmas, mas do que adianta tudo isso se ele continua sendo só uma promessa e algo que os casuais realmente conseguem aproveitar? Da minha parte realmente nada, não vi nessa parte do Kinect nada que fizesse a M$ se sobressair. Mas foi só isso? Não, apesar de fazer muita cagada a M$ não ia ficar só nisso né. Primeiramente ela apresentou dois ótimos vídeos, um do novo Tomb Raider(que eu confesso que é o primeiro Tomb Raider que eu estou com vontade de jogar) e um do Modern Warfare 3 dois grandes jogos que só não foram um ótimo golpe da M$ por um simples motivo, eles são jogos multiplataforma ou seja a Sony tambem pode se gabar de ter esses jogos. Mas claro que a M$ não ia ficar assim né? Ela trouxe tambem Gears of War 3 e Halo 4 pra balança o que fez com que elas ganhassem os dois pontos da nota que eu dou para essa conferência. Nota:2 (motivo já explicado)

A Sony entrou no palco com 15 minutos de atraso e isso se refletiu em toda a apresentação da empresa, ela cometeu o erro de alongar por demais a conferência e levar tempo demais apresentando jogos um tanto quanto sem importancia. Porém os pontos positivos tornaram essa parte um tanto quanto insignificante(mas ainda assim chata). O primeiro ponto positivo foi que mesmo deixando um clima mega chato no inicio da conferencia, a Sony pediu desculpas pela queda da PSN, isso pode soar negativo, mas vamos combinar que com o problema resolvidos ela poderia ignorar tudo isso e simplesmente fazer o resto da conferência, mas preferiu comentar o assunto. Além disso tivemso Uncharted 3 e Resistence 3 que mostraram todo o poder do PS3 com gráficos absurdamente bem trabalhados e apesar de não mostrarem muito do jogo em sí, ainda assim mostraram o que você vai poder encontrar de "novidades" nos jogos. E por ultimos mais não menos importante tivemos o anuncio oficial do PSVita, o novo portatil que vem com tele multitoque, um touchpad traseiro e o mais incrivel dois analógicos(Thanks Sony!rsrs). O Vita mostrou muito potencial porém pouco na verdade. Ainda acho que vai ter muita coisa por vir, o peso e a duração da bateria são minha maiores preocupações no momento. O que mais podemos dizer sobre a conferência da Sony? Hum, tivemos alguns jogos para o Move(que não empolgaram em nada) e uma técnologia ainda não explicada que permite que você continue jogando no Vita os games que você estava jogando no PS3 e vice versa, ou seja, jogue no PS3 em casa e quando sair continue jogando o mesmo jogo no Vita(mas isso ainda trás dúvidas como por exemplo, eu vou ter que comprar os dois jogos(o de PS3 e o de Vita) pra poder fazer essa transferencia?). Nota: 7 pelo Vita, por Uncharted 3 e pelo tamanho massante da conferencia.

A Big N foi a ultima das grandes a subir ao palco e com isso tinha a faca e o queijo na mão, era só fazer bem feito que com toda certeza ela venceria pelo segundo ano seguido a E3 e como ela resolve começar a conferencia? Com uma orquestra tocando os maiores temas de Zelda e com Miyamoto e o Team Zelda no palco agradecendo os jogadores por terem jogado os títulos da série nesses 25 anos(detalhe, essa orquestra vai correr o mundo fazendo um show nos estilo VGL só que apenas com musicas da série Zelda). Depois disso os grande da nintendo Reggie Fils-aime e Satoru Iwata comandaram o show, primeiramente com um bla bla bla sobre mercado e como a nintendo faz jogos para todo mundo, mas após isso é que a conferencia da Big N começou de verdade, o foco da primeira parte foi o 3DS com toneladas de grande jogos como Mario Kart, Kid Icarus e Star Fox 64 3D. Porém o grande destaque mesmo foi o novo controle(que mais pra frente se revelou um novo console) chamado brilhantemente de Wii U(ééé Nois vc...rsrs). Descobrimos que ele vai ser um tablet/controle que vai ser usado de diversos modos diferente e o mais importante, ele vai ter gráficos(segundo fontes não oficiais) melhores do que os atuais consoles e principalmente(o que os fãs mais queriam) os jogos que esse consoles vão ter. Os problemas para mim foram a falta de gameplay no palco e o fato de não terem realmente detalhado  o que o Wii U vai ser. Nota: 8 por motivos óbvios(3DS e Wii U) e o troféu Out of Space de campeão da E3 desse ano.

Se esse resumão te empolgou e você quer ver o que mais as conferencias trouxeram eu tenho o que você procura, o blog Fenix Down fez vídeos comentando cada uma das conferencias e você pode conferi-las nos endereços:


1 comentários:

Danilo disse...

Mais uma vez parabéns pela matéria.
Concordo com os pontos, acho que a M$ deixou muito a desejar nessa E3, o duro é saber se estão escondendo algo (possivelmente com o Windows Phone + XBoga) ou se eles estão mais preocupados em fazer service packs para Windows.

A Sony infelizmente vacilou muito com o problema da PSN, o que fez ela iniciar com desvantagem, acredito no Vita, mas seu preço concerteza vai desmotivar muito #JogoJusto. Confesso que já testei o serviço de jogar o PS3 de um dispositivo portátil (não com o Vita, claro rs) e o protótipo que eu usei não precisava ter o jogo nele, ele fazia, digamos um "VNC" do PS3 no dispositivo e até que funcionava bem.

A Nintendo.. ahh a Nintendo, como sempre inovando e principalmente "tocando" nossos sentimentos huahuha.. isso ficou meio estranho, mas a jogada do Zelda foi animal e seu novo console, apesar de ainda me parecer estranho, tende a ser bom.

Mais uma vez parabéns pela excelente matéria =)

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More