quarta-feira, 15 de junho de 2011

[Review] Coisas Frágeis - Neil Gaiman



"Mas e ai, esse tal de Drugue só faz review de jogos?" Não, não mesmo, eu não faço só reviews de jogos o que me faltava na verdade era algo que me fizesse inaugurar algumas outras sessões, pois bem, depois de muito procurar não tinha como inaugurar minha participação em outras sessões do que pelos livros e não tinha como ser outro autor senão Neil Gaiman.

Coisas Frágeis (Fragile Things no original) é uma coletanea de contos que foi lançada em 2006 nos EUA e no Reino Unido, por aqui o livro (originalmente um volume único) chegou em duas partes ambas lançadas em 2010 e com um tratamento excelente que a Conrad sempre dedica a seus livros. As capas da edição nacional são belissimas, fazendo uma busca rápida na internet acredito que sejam de longe as capas mais lindas que Coisas Frágeis teve no mundo, o resto do acabamento do livro é de excelente qualidade a Conrad pode até cobrar um pouco caro em seus livros, mas ela capricha muito e faz valer cada centavo.

Agora falando do texto em si, o livro é uma compilação de contos e poesias(essas concentradas em sua maioria no segundo volume), em sua maioria já publicados em outros livros, jornais, etc. Gaiman tento reunir textos que refletissem todas as coisas frágeis na vida de uma ser humano, amores, medos, agonia, felicidades, pessoas, a própria vida e tudo o que a cerca é visto mesmo que de relance em algum dos contos dessa coletanea e a cada novo conto, a cada nova história ou poesia que é lida você ganha duas certezas: 1ª estamos cercados de muito mais coisas frágeis do que acreditamos estar e 2ª Neil Gaiman é com toda certeza um genio!

Prefiro não falar muito dos contos em sí para não acabar soltando algum spoiler, mas para vocês terem uma idéia da variedade de temas, temos Deuses, jovens tentando falar com garotas, mafiosos, pessoas comuns em bares, vampiros, amores estranhos, amores lindos, festas, o dia em que os discos voadores chegaram e assim vai. Quem teve a oportunidade de conhecer A Tumba coletanea de contos de H.P. Lovecraft pode esperar a mesma coisa de Coisas Frágeis ou seja histórias dos mais variados generos e com as mais variadas formas de escrita que mostram a fundo o por que desses autores serem considerados genios.

Sou um grande fã de Neil Gaiman e não teria como não gostar dessa mega coletanea, mas sendo o mais sincero possivel, nem eu esperava que a genialidade dele fosse tão longe assim, eu me surpreendia em cada conto e até minha mãe que não é nada fã de literatura fantástica adorou certos contos que eu fiz questão de ler para ela. Os livros são compra certa para qualquer pessoa que realmente goste de ler e ainda mais pra quem gosta de literatura fantástice e Neil Gaiman.










0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More