quinta-feira, 10 de março de 2011

[ Animação] Review - O Castelo Animado


O nome original é "Hauru no Ugoku Shiro" e "Howl's Moving Castle" nos Estados Unidos, essa animação foi produzida pelo Estúdio Ghibli no Japão em 2004 tendo como autor Hayou Miyazaki, mesmo autor de "A Viagem de Chihiro".

A história começa com Sophie uma jovem que trabalha na chapelaria da sua família. Quando a jovem decide visitar a sua irmã, acaba conhecendo no meio do caminho o famoso feiticeiro Howl, uma lenda viva no mundo dos magos e que estava sendo perseguido por seres sombrios. Então quando Sophie volta para casa acaba sendo apresentada à bruxa da Perdição, que a transforma numa velha de noventa anos, tudo porque a bruxa pensou que Sophie possuía algum vínculo com o feiticeiro que mal acabara de conhecer.

Depois disso Sophie decide fugir para encontrar sua cura, e novamente no meio do caminho cruza com Howl e seu majestoso Castelo Animado, onde vira a governanta e cuida de tudo e todos, inclusive Calcifer, o aprendiz de feiticeiro.

As cores utilizadas na animação dão um ar de conto de fadas, tudo muito vivo e brilhante, mesmo nos momentos mais tristes sempre passa a impressão de que tudo ficará bem no final. Talvez a intenção foi mostrar a sensibilidade e visão de Sophie do mundo, que com mesmo tendo 90 anos arregaçou as mangas e foi atrás de seu futuro e não ficou choramingando.

A trilha sonora entra dando mais um tom alegre ao cenário criado, composta por Joe Hisaishi, um compositor que, apesar dos seus trabalhos independentes, é reconhecido por seus trabalhos no cinema e filmes publicitários. Em animes, este célebre autor-compositor já deu o seu toque em filmes como "Kaze no Tani no Naushika - Nausicaa", "Kiki's Delivery Service", entre outros.

O enredo é cheio de metáforas abordando a velhice e guerra. Sophie descobre as vantagens e desvantagens de ser uma pessoa madura e que a idade nunca deve ser uma desculpa pela situação que alguém vive. Quanto à guerra, é mostrada impregnando cada vez mais a vida dos personagens, alterando seu cotidiano e suas relações com outras pessoas. É ressaltada no filme a questão da alienação que a guerra gera, um exemplo de mostra-se através dos magos que entraram na guerra e perderam a sua essência humana nas batalhas, a ponto de esquecer o que eles já foram um dia.

"O Castelo Animado" é um conto de fadas contado de forma diferente e cheio de aspectos inusitados. Sophie encanta do começo ao fim, e você sofre, sorri e até mesmo ama o Howl junto com ela.









4 comentários:

Danielly Stefanie disse...

Ahhh eu amo Viagem de Chihiro! Já assisti diversas vezes esse filme e nunca me canso. Na hora que olhei as imagens, lembrou-me desse filme e só foi ler o que você escreveu, que confirmou minhas suspeitas. Já ouvi falar desse filme em outros blogs, vou ver se consigo assistir também :D

Danielly Stefanie disse...

Ahh, e esqueci de falar, sou do Booktour, vim dar uma olhada no seu blog *-* bjs.

Lica disse...

Este filme é perfeito e é da série de livros pela Ed Record, mas está esgotado alguns numeros, unf.
Amo os filmes deste diretor Ponyo, e etc.
Sou do booktour ! parabens pelo site! e força para o Japão, tenho muitoa amigos que estão lá!

bjokas
lica
bookeando.com

Juliana Poggi disse...

Caracas procuro esse filme a eras pra ver!
Agora a ansiedade almentou!kkk

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More